Para refletir...

“Cuide-se como se você fosse de ouro, ponha-se você mesmo de vez em quando numa redoma e poupe-se.”Clarice Lispector

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Exercícios sobre Verbos - com gabarito

1 – Empregue os verbos destacados de maneira apropriada.
a) Talvez tudo isso caber neste armário.
b) Não é possível que ser ele o responsável por todos esses problemas.
c) Se não nos manter calmos, os problemas seriam maiores.
d) Se não nos manter calmos, os problemas serão maiores.
e) Se você querer, fará melhor.
f) Se você querer, faria melhor.
g) Se fazer todos os exercícios, conseguirá bons resultados.
h) Se fazer todos os exercícios, conseguiria bons resultados.
i) Se ele vir à minha casa no próximo mês, trará as encomendas.
j) Se ele vir à minha casa no próximo mês, traria as encomendas.

2. Empregue os verbos destacados adequadamente no modo imperativo.
a) Não fazer mal a teus amigos!
b) Manter a calma durante a realização de suas atividades.
c) Cumprir todas as tuas atividades com dedicação.
d) Não pôr a mão no fogo por essas criaturas, que vos arrependereis.
e) Dizer toda a verdade à polícia para seu bem.

3. Use o particípio regular ou irregular dos verbos em destaque conforme convier.
a) André tem soltar os pássaros da gaiola, por isso eles estão todos soltar.
b) Havíamos entregar os trabalhos ao professor, quando nos foi entregar as notas das primeiras provas.
c) Havíamos chegar atrasados à escola.
d) O editor tinha imprimir vários exemplares do livro, porém algumas páginas não foram imprimir.

e) Todos os móveis foram limpar pela dona da casa, pois a faxineira não os tinha limpar adequadamente.




Gabarito

a) Talvez tudo isso caiba neste armário.
b) Não é possível que seja ele o responsável por todos esses problemas.
c) Se não nos mantivéssemos calmos, os problemas seriam maiores.
d) Se não nos mantivermos calmos, os problemas serão maiores.
e) Se você quiser, fará melhor.
f) Se você quisesse, faria melhor.
g) Se fizer todos os exercícios, conseguirá bons resultados.
h) Se fizesse todos os exercícios, conseguiria bons resultados.
i) Se ele vier à minha casa no próximo mês, trará as encomendas.
j) Se ele viesse à minha casa no próximo mês, traria as encomendas.

2. a) Não faças mal a teus amigos!
b) Mantenha a calma durante a realização de suas atividades.
c) Cumpre todas as tuas atividades com dedicação.
d) Não ponhais a mão no fogo por essas criaturas, que vos arrependereis.
e) Diga toda a verdade à polícia para seu bem.

3. a) André tem soltado os pássaros da gaiola, por isso eles estão todos soltos.
b) Havíamos entregado os trabalhos ao professor, quando nos foi entregue as notas das primeiras provas.
c) Havíamos chegado atrasados à escola.
d) O editor tinha imprimido vários exemplares do livro, porém algumas páginas não foram impressas.
e) Todos os móveis foram limpos pela dona da casa, pois a faxineira não os tinha limpado adequadamente.

Exercícios sobre Orações Coordenadas - com gabarito

1. Una as orações a seguir a fim de formar um período composto. Para isso, use, adequadamente, conjunções coordenativas que estabeleçam a relação coesa entre elas.
a) Eles estão com dificuldades. Devemos ajudá-los.
b) Todas as dificuldades são grandes. Poderão ser superadas.
c)  Cumpriu todas as suas obrigações pela manhã. Foi ao cinema à tarde.
d) Estudava para a prova de Língua Portuguesa. Assistia à televisão.

2. Indique o valor semântico estabelecido pelos conectivos que foram empregados no exercício anterior.

3.Leia o trecho a seguir.
            “Depois de ser medicado, estava bem, e podia retornar para casa. Contava os minutos para sair do hospital.”
a) Indique a relação semântica expressa pelo conectivo “e” no contexto acima.
b) Reescreva o primeiro período, empregando a conjunção “pois” a fim de estabelecer o mesmo vínculo semântico que a conjunção “e” indica no texto acima.

4. A conjunção coordenativa adversativa “mas” é polissêmica, ou seja, dependendo do contexto em que está inserida pode expressar outros sentidos, não apenas de oposição, adversidade.
            Observe os casos abaixo.
I – A praia fica longe daqui, mas é maravilhosa.
II – A praia é maravilhosa, mas fica longe daqui.
a) Qual dos falantes não está preocupado com a distância a percorrer para chegar à praia? Justifique como você chegou à sua conclusão.

5. Dependendo do contexto em que está inserida, a conjunção “pois” adquire sentidos, valores semânticos distintos. Justifique a afirmação a partir dos exemplos a seguir.
I – Não se preocupe, pois o estudo curará suas dúvidas.

II – Estudou com afinco; conseguiu, pois, bons resultados nas provas.




Gabarito

1.Eles estão com dificuldades, logo/portanto devemos ajudá-los.
Todas as dificuldades são grandes, mas poderão ser superadas.
Cumpriu todas as suas obrigações pela manhã e foi ao cinema à tarde.
Ora/ou estudava para a prova de Língua Portuguesa, ora/ou assistia à televisão.

2. a) Conclusão. b) Adversidade, oposição. c) Adição. d) Escolha, alternância.

3. a) Conclusão. b) Depois de ser medicado, estava bem; podia retornar para casa, pois.
    Ou: Depois de ser medicado, estava bem; podia, pois, retornar para casa.
4. O falante I.

5. Em I, a conjunção “pois” indica explicação; em II, conclusão.

Exercícios sobre Oração Subordinada Substantiva, Adjetivas, Regência verbal, Função sintática do pronome relativo - com gabarito

1.Classifique as orações subordinadas substantivas extraídas de Dom Casmurro, de Machado de Assis.
a) “Vi que a emoção dela era outra vez grande, mas não recuava de seus propósitos.”
b) “De repente, cessando a reflexão, fitou em mim os olhos de ressaca, e perguntou-me se tinha medo.”
c) “Se me acudisse ali uma injúria grande ou pequena, é possível que a escrevesse também.”
d) “Ao mesmo tempo tomei-me do receio de que alguém nos pudesse ouvir.”
e) “O bonito é que cada um de nós queria agora as culpas para si.”

2. Indique a diferença semântica entre os períodos a seguir.
a) I - Renata não sabe que você pegou o livro.
    II - Renata não sabe se você pegou o livro.
b) Indique a classificação da palavra “que” e da palavra “se”.

3. A gramática normativa condena construções como as que você observará nos exemplos seguintes.
I. “Turistas apreciam e participam das festas folclóricas.”
II. “Assistimos e adoramos o filme.”
Reescreva ambos os trechos a fim de adaptá-los à norma padrão da língua.

4. A mensagem a seguir não está redigida de acordo com o padrão da língua escrita.
“Sabe-se que o bom funcionamento do coração de uma pessoa está ligado às condições físicas, psicológicas e emocionais que ela está exposta em sua vida cotidiana.”
a) Reescreva o trecho problemático, adaptando-o à referida norma.
b) Após fazer a correção, indique a função sintática do pronome relativo.

5. Indique a função sintática dos pronomes relativos.
a) Há posturas a que devemos ser sensíveis.
b) Existem leis a que devemos obedecer.
c) Conheci algumas regiões a que você irá durante as férias.
d) Todos os problemas serão resolvidos na reunião que será realizada amanhã.
e) Fiz referência ao livro que você adquiriu.

Gabarito
1.Objetiva Direta, Objetiva Direta, Subjetiva, Completiva Nominal e Predicativa

2. Em I, o emissor sabe que Carlos pegou o livro de Renata, mas esta não tem conhecimento das ações daquele.    
Em II, ambos, emissor e Renata, não sabem se Carlos pegou o livro.
     b) Em ambos os casos, as palavras destacadas são conjunção integrante.
      3. Turistas apreciam as festas folclóricas e participam delas.
         Assistimos ao filme e o adoramos.
      4. "... emocionais a que ela está exposta"  Função de complemento nominal.
     5. a) Complemento nominal. b) Objeto indireto. c) Adjunto adverbial de lugar.
        d) Sujeito.e) Objeto direto.