QUESTÃO 1
Há notícias que são de interesse público e há notícias que são de
interesse do público. Se a
celebridade "x" está saindo com o ator "y", isso
não tem nenhum interesse público. Mas, dependendo de quem sejam "x" e
"y", é de enorme interesse do público, ou de um certo público
(numeroso), pelo menos. As decisões do Banco Central para conter a inflação têm
óbvio interesse público. Mas quase não despertam interesse, a não ser dos
entendidos. O jornalismo transita entre essas duas exigências, desafiado a
atender às demandas de uma sociedade ao mesmo tempo massificada e segmentada,
de um leitor que gravita cada vez mais apenas em torno de seus interesses
particulares.
(Fernando Barros e Silva, O jornalista e o assassino. Folha
de São Paulo (versão on line), 18/04/2011. Acessado em 20/12/2011.)
a) A palavra público é empregada no texto ora como
substantivo, ora como adjetivo. Exemplifique cada um desses empregos com
passagens do próprio texto e apresente o critério que você utilizou para fazer
a distinção.
b) Qual é, no texto, a diferença entre o que é chamado de
interesse público e o que é chamado de interesse do público?
QUESTÃO 2
Os enunciados abaixo são parte de uma peça publicitária que
anuncia um carro produzido por uma conhecida montadora de automóveis.
UM CARRO QUE
ATÉ A ORGANIZAÇÃO
MUNDIAL DA SAÚDE
APROVARIA:
ANDA MAIS
E BEBE MENOS.
ELE CABE NA SUA VIDA. SUA
VIDA CABE NELE.
(Adaptado de
Superinteressante, jun. 2009, p. 9.)
a) A menção à Organização Mundial da Saúde na peça
publicitária é justificada pela apresentação de uma das características do
produto anunciado. Qual é essa característica? Explique por que o modo como a
característica é apresentada sustenta a referência à Organização Mundial da
Saúde.
b) A peça publicitária apresenta duas orações com o verbo
caber. Contraste essas orações quanto à organização sintática. Que efeito é
produzido por meio delas?
QUESTÃO 3
O texto abaixo é parte de uma campanha promovida pela ANER (Associação
Nacional de Editores de Revistas).
Surfamos a Internet, Nadamos em revistas
A Internet empolga. Revistas envolvem.
A Internet agarra. Revistas abraçam.
A Internet é passageira. Revistas são permanentes.
E essas duas mídias estão crescendo.
Um dado que passou quase despercebido em meio ao barulho da Internet
foi o fato de que a circulação de revistas aumentou nos últimos cinco anos.
Mesmo na era da Internet, o apelo das revistas segue crescendo. Pense nisto: o
Google existe há 12 anos. Durante esse período, o número de títulos de revistas
no Brasil cresceu 234%. Isso demonstra que uma mídia nova não substitui uma
mídia que já existe. Uma mídia estabelecida tem a capacidade de seguir prosperando,
ao oferecer uma experiência única.
É por isso que as pessoas não deixam de nadar só porque gostam de
surfar.
(Adaptado de Imprensa, n. 267, maio 2011, p. 17.)
a) O verbo surfar pode ser usado como transitivo ou intransitivo.
Exemplifique cada um desses usos com enunciados que aparecem no texto da
campanha. Indique, justificando, em qual desses usos o verbo assume um sentido
necessariamente figurado.
b) Que relação pode ser estabelecida entre o título da campanha e o
trecho reproduzido a seguir? Como essa relação é sustentada dentro da campanha?
A Internet empolga. Revistas envolvem.
A Internet agarra. Revistas abraçam.
A Internet é passageira. Revistas são permanentes
Gabarito
Questão 1
Espera-se que o candidato apresente uma passagem em que público é um
substantivo (como em “há notícias que são de interesse do público”) e uma
passagem em que público é um adjetivo (como em “...têm óbvio interesse
público”). O candidato também deve explicitar o critério linguístico empregado
para distinguir um caso do outro. Esse critério pode ser de base sintática ou
morfossintática (por exemplo, o emprego do artigo antes de público em sua
ocorrência como substantivo; a função sintática assumida pelo termo – núcleo de
um sintagma
nominal quando substantivo e modificador/adjunto adnominal quando
adjetivo; concordância de público com interesse quando o primeiro funciona como
um substantivo, mas não como um adjetivo) ou, ainda, de base semântica (por
exemplo, no caso em que é empregado para designar ou nomear, público é um
substantivo; quando é empregado para caracterizar ou qualificar, público é um
adjetivo). Também se espera que o candidato diga qual é a diferença, no texto,
entre interesse público e interesse do público: o primeiro diz respeito a fatos
que devem ser, de direito e dever, do conhecimento de toda a sociedade,
independentemente do fato de as pessoas estarem ou não interessadas em conhecer
esse fato; já o segundo diz respeito a fatos sobre os quais as pessoas procuram
se informar em função de interesses particulares, independentemente de tais
fatos afetarem ou não a sociedade como um todo.
Questão 2
Espera-se que o candidato destaque a característica que, dado o modo
como é apresentada na peça publicitária, justifica a menção à Organização
Mundial da Saúde: o de ser um carro econômico. O candidato deve mostrar que
essa menção é possível porque a afirmação de que o carro “anda mais e bebe
menos” (ou seja, é econômico) evoca um discurso voltado a conselhos para manter
a boa saúde, como praticar exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas
alcoólicas. O candidato deverá ainda observar que os termos ele e a sua vida mudam
de posição nos enunciados que trazem o verbo caber: o termo ele, que é o
sujeito do primeiro enunciado, funciona como um complemento verbal preposicionado* no
segundo enunciado; o termo sua vida, que, no primeiro enunciado, funciona como
um complemento verbal preposicionado, passa a funcionar como sujeito no segundo
enunciado. Finalmente, o candidato deverá mostrar que essa inversão na posição
sintática dos termos promove uma identificação entre o leitor da propaganda e o
produto anunciado, com o carro sendo apresentado como um objeto que atenderá a
diferentes expectativas (financeira, familiar, social, profissional, de lazer
etc.) de quem o comprar.
* Pelo fato de a Nomenclatura Gramatical
Brasileira não propor uma designação para a função sintática exercida por
complementos verbais com interpretação locativa (que, a rigor, não podem ser
analisados como objetos indiretos), termos preposicionados que servem à
complementação de verbos como caber costumam ser incluídos entre os adjuntos
adverbiais.
Questão 3
Espera-se que o candidato exemplifique o emprego de surfar como
transitivo (“Surfamos a internet”) e como intransitivo (“porque gostam de
surfar”), indicando que o uso necessariamente figurado aparece na ocorrência do
verbo como transitivo. Ao justificar esse uso, o candidato deve explicitar o
sentido assumido por surfar (por exemplo, acessar informações por meio de
hipertextos, visitar várias páginas da internet ao mesmo tempo etc).
Na segunda parte da questão, o candidato deve associar o título da
campanha ao trecho citado, relacionando os sentidos de “empolgar”, “agarrar” e
“passageira” ao de “surfar”, e os de “envolver”, “abraçar” e “permanente” ao de
“nadar”. Ao fazer isso, pode, por exemplo, associar a internet a uma onda (algo
empolgante, impactante, fugaz) e as revistas, ao mar (algo envolvente,
acolhedor, perene). O candidato deve, finalmente, mostrar como essa relação é
sustentada no restante da campanha. Para tanto, deve lançar mão das informações
apresentadas no segundo parágrafo que indicam a vitalidade das revistas (seu
crescimento, sua existência duradoura, o fato de não ter sido substituída por
outras mídias) frente à popularização da internet.
Fonte: Vestibular Unicamp
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