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“Cuide-se como se você fosse de ouro, ponha-se você mesmo de vez em quando numa redoma e poupe-se.”Clarice Lispector

domingo, 21 de abril de 2013

Unicamp 2012 - algumas questões com gabarito


QUESTÃO 1

Há notícias que são de interesse público e há notícias que são de interesse do público. Se a
celebridade "x" está saindo com o ator "y", isso não tem nenhum interesse público. Mas, dependendo de quem sejam "x" e "y", é de enorme interesse do público, ou de um certo público (numeroso), pelo menos. As decisões do Banco Central para conter a inflação têm óbvio interesse público. Mas quase não despertam interesse, a não ser dos entendidos. O jornalismo transita entre essas duas exigências, desafiado a atender às demandas de uma sociedade ao mesmo tempo massificada e segmentada, de um leitor que gravita cada vez mais apenas em torno de seus interesses particulares.
(Fernando Barros e Silva, O jornalista e o assassino. Folha de São Paulo (versão on line), 18/04/2011. Acessado em 20/12/2011.)

a) A palavra público é empregada no texto ora como substantivo, ora como adjetivo. Exemplifique cada um desses empregos com passagens do próprio texto e apresente o critério que você utilizou para fazer a distinção.

b) Qual é, no texto, a diferença entre o que é chamado de interesse público e o que é chamado de interesse do público?


QUESTÃO 2

Os enunciados abaixo são parte de uma peça publicitária que anuncia um carro produzido por uma conhecida montadora de automóveis.

  
UM CARRO QUE
ATÉ A ORGANIZAÇÃO
MUNDIAL DA SAÚDE
APROVARIA:
ANDA MAIS
E BEBE MENOS.
ELE CABE NA SUA VIDA. SUA VIDA CABE NELE.
(Adaptado de Superinteressante, jun. 2009, p. 9.)

a) A menção à Organização Mundial da Saúde na peça publicitária é justificada pela apresentação de uma das características do produto anunciado. Qual é essa característica? Explique por que o modo como a característica é apresentada sustenta a referência à Organização Mundial da Saúde.

b) A peça publicitária apresenta duas orações com o verbo caber. Contraste essas orações quanto à organização sintática. Que efeito é produzido por meio delas?


QUESTÃO 3

O texto abaixo é parte de uma campanha promovida pela ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas).
Surfamos a Internet, Nadamos em revistas
A Internet empolga. Revistas envolvem.
A Internet agarra. Revistas abraçam.
A Internet é passageira. Revistas são permanentes.
E essas duas mídias estão crescendo.

Um dado que passou quase despercebido em meio ao barulho da Internet foi o fato de que a circulação de revistas aumentou nos últimos cinco anos. Mesmo na era da Internet, o apelo das revistas segue crescendo. Pense nisto: o Google existe há 12 anos. Durante esse período, o número de títulos de revistas no Brasil cresceu 234%. Isso demonstra que uma mídia nova não substitui uma mídia que já existe. Uma mídia estabelecida tem a capacidade de seguir prosperando, ao oferecer uma experiência única.
É por isso que as pessoas não deixam de nadar só porque gostam de surfar.
(Adaptado de Imprensa, n. 267, maio 2011, p. 17.)

a) O verbo surfar pode ser usado como transitivo ou intransitivo. Exemplifique cada um desses usos com enunciados que aparecem no texto da campanha. Indique, justificando, em qual desses usos o verbo assume um sentido necessariamente figurado.

b) Que relação pode ser estabelecida entre o título da campanha e o trecho reproduzido a seguir? Como essa relação é sustentada dentro da campanha?
A Internet empolga. Revistas envolvem.
A Internet agarra. Revistas abraçam.
A Internet é passageira. Revistas são permanentes



Gabarito

Questão 1
Espera-se que o candidato apresente uma passagem em que público é um substantivo (como em “há notícias que são de interesse do público”) e uma passagem em que público é um adjetivo (como em “...têm óbvio interesse público”). O candidato também deve explicitar o critério linguístico empregado para distinguir um caso do outro. Esse critério pode ser de base sintática ou morfossintática (por exemplo, o emprego do artigo antes de público em sua ocorrência como substantivo; a função sintática assumida pelo termo – núcleo de um sintagma
nominal quando substantivo e modificador/adjunto adnominal quando adjetivo; concordância de público com interesse quando o primeiro funciona como um substantivo, mas não como um adjetivo) ou, ainda, de base semântica (por exemplo, no caso em que é empregado para designar ou nomear, público é um substantivo; quando é empregado para caracterizar ou qualificar, público é um adjetivo). Também se espera que o candidato diga qual é a diferença, no texto, entre interesse público e interesse do público: o primeiro diz respeito a fatos que devem ser, de direito e dever, do conhecimento de toda a sociedade, independentemente do fato de as pessoas estarem ou não interessadas em conhecer esse fato; já o segundo diz respeito a fatos sobre os quais as pessoas procuram se informar em função de interesses particulares, independentemente de tais fatos afetarem ou não a sociedade como um todo. 

Questão 2
Espera-se que o candidato destaque a característica que, dado o modo como é apresentada na peça publicitária, justifica a menção à Organização Mundial da Saúde: o de ser um carro econômico. O candidato deve mostrar que essa menção é possível porque a afirmação de que o carro “anda mais e bebe menos” (ou seja, é econômico) evoca um discurso voltado a conselhos para manter a boa saúde, como praticar exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. O candidato deverá ainda observar que os termos ele e a sua vida mudam de posição nos enunciados que trazem o verbo caber: o termo ele, que é o sujeito do primeiro enunciado, funciona como um complemento verbal preposicionado* no segundo enunciado; o termo sua vida, que, no primeiro enunciado, funciona como um complemento verbal preposicionado, passa a funcionar como sujeito no segundo enunciado. Finalmente, o candidato deverá mostrar que essa inversão na posição sintática dos termos promove uma identificação entre o leitor da propaganda e o produto anunciado, com o carro sendo apresentado como um objeto que atenderá a diferentes expectativas (financeira, familiar, social, profissional, de lazer etc.) de quem o comprar.
* Pelo fato de a Nomenclatura Gramatical Brasileira não propor uma designação para a função sintática exercida por complementos verbais com interpretação locativa (que, a rigor, não podem ser analisados como objetos indiretos), termos preposicionados que servem à complementação de verbos como caber costumam ser incluídos entre os adjuntos adverbiais.

Questão 3
Espera-se que o candidato exemplifique o emprego de surfar como transitivo (“Surfamos a internet”) e como intransitivo (“porque gostam de surfar”), indicando que o uso necessariamente figurado aparece na ocorrência do verbo como transitivo. Ao justificar esse uso, o candidato deve explicitar o sentido assumido por surfar (por exemplo, acessar informações por meio de hipertextos, visitar várias páginas da internet ao mesmo tempo etc).
Na segunda parte da questão, o candidato deve associar o título da campanha ao trecho citado, relacionando os sentidos de “empolgar”, “agarrar” e “passageira” ao de “surfar”, e os de “envolver”, “abraçar” e “permanente” ao de “nadar”. Ao fazer isso, pode, por exemplo, associar a internet a uma onda (algo empolgante, impactante, fugaz) e as revistas, ao mar (algo envolvente, acolhedor, perene). O candidato deve, finalmente, mostrar como essa relação é sustentada no restante da campanha. Para tanto, deve lançar mão das informações apresentadas no segundo parágrafo que indicam a vitalidade das revistas (seu crescimento, sua existência duradoura, o fato de não ter sido substituída por outras mídias) frente à popularização da internet.

Fonte: Vestibular Unicamp


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