Para refletir...

“Cuide-se como se você fosse de ouro, ponha-se você mesmo de vez em quando numa redoma e poupe-se.”Clarice Lispector

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Exercícios sobre Orações Coordenadas - com gabarito

1. Una as orações a seguir a fim de formar um período composto. Para isso, use, adequadamente, conjunções coordenativas que estabeleçam a relação coesa entre elas.
a) Eles estão com dificuldades. Devemos ajudá-los.
b) Todas as dificuldades são grandes. Poderão ser superadas.
c)  Cumpriu todas as suas obrigações pela manhã. Foi ao cinema à tarde.
d) Estudava para a prova de Língua Portuguesa. Assistia à televisão.

2. Indique o valor semântico estabelecido pelos conectivos que foram empregados no exercício anterior.

3.Leia o trecho a seguir.
            “Depois de ser medicado, estava bem, e podia retornar para casa. Contava os minutos para sair do hospital.”
a) Indique a relação semântica expressa pelo conectivo “e” no contexto acima.
b) Reescreva o primeiro período, empregando a conjunção “pois” a fim de estabelecer o mesmo vínculo semântico que a conjunção “e” indica no texto acima.

4. A conjunção coordenativa adversativa “mas” é polissêmica, ou seja, dependendo do contexto em que está inserida pode expressar outros sentidos, não apenas de oposição, adversidade.
            Observe os casos abaixo.
I – A praia fica longe daqui, mas é maravilhosa.
II – A praia é maravilhosa, mas fica longe daqui.
a) Qual dos falantes não está preocupado com a distância a percorrer para chegar à praia? Justifique como você chegou à sua conclusão.

5. Dependendo do contexto em que está inserida, a conjunção “pois” adquire sentidos, valores semânticos distintos. Justifique a afirmação a partir dos exemplos a seguir.
I – Não se preocupe, pois o estudo curará suas dúvidas.

II – Estudou com afinco; conseguiu, pois, bons resultados nas provas.




Gabarito

1.Eles estão com dificuldades, logo/portanto devemos ajudá-los.
Todas as dificuldades são grandes, mas poderão ser superadas.
Cumpriu todas as suas obrigações pela manhã e foi ao cinema à tarde.
Ora/ou estudava para a prova de Língua Portuguesa, ora/ou assistia à televisão.

2. a) Conclusão. b) Adversidade, oposição. c) Adição. d) Escolha, alternância.

3. a) Conclusão. b) Depois de ser medicado, estava bem; podia retornar para casa, pois.
    Ou: Depois de ser medicado, estava bem; podia, pois, retornar para casa.
4. O falante I.

5. Em I, a conjunção “pois” indica explicação; em II, conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário