1. Una as orações a seguir a fim de formar um período
composto. Para isso, use, adequadamente, conjunções coordenativas que
estabeleçam a relação coesa entre elas.
a) Eles estão com dificuldades. Devemos ajudá-los.
b) Todas as dificuldades são grandes. Poderão ser
superadas.
c) Cumpriu todas
as suas obrigações pela manhã. Foi ao cinema à tarde.
d) Estudava para a prova de Língua Portuguesa. Assistia à
televisão.
2. Indique o valor semântico estabelecido pelos conectivos
que foram empregados no exercício anterior.
3.Leia o trecho a seguir.
“Depois
de ser medicado, estava bem, e podia retornar para casa. Contava os minutos
para sair do hospital.”
a) Indique a relação semântica expressa pelo conectivo
“e” no contexto acima.
b) Reescreva o primeiro período, empregando a conjunção
“pois” a fim de estabelecer o mesmo vínculo semântico que a conjunção “e”
indica no texto acima.
4. A conjunção coordenativa adversativa “mas” é
polissêmica, ou seja, dependendo do contexto em que está inserida pode
expressar outros sentidos, não apenas de oposição, adversidade.
Observe
os casos abaixo.
I – A praia fica longe daqui, mas é maravilhosa.
II – A praia é maravilhosa, mas fica longe daqui.
a) Qual dos falantes não está preocupado com a distância
a percorrer para chegar à praia? Justifique como você chegou à sua conclusão.
5. Dependendo do contexto em que está inserida, a
conjunção “pois” adquire sentidos, valores semânticos distintos. Justifique a
afirmação a partir dos exemplos a seguir.
I – Não se preocupe, pois o estudo curará suas dúvidas.
II – Estudou com afinco; conseguiu, pois, bons resultados
nas provas.
Gabarito
1.Eles estão com dificuldades, logo/portanto devemos
ajudá-los.
Todas as dificuldades são grandes, mas poderão ser
superadas.
Cumpriu todas as suas obrigações pela manhã e foi ao
cinema à tarde.
Ora/ou estudava para a prova de Língua Portuguesa, ora/ou
assistia à televisão.
2. a) Conclusão. b) Adversidade, oposição. c) Adição. d)
Escolha, alternância.
3. a) Conclusão. b) Depois de ser medicado, estava bem;
podia retornar para casa, pois.
Ou: Depois de ser medicado, estava bem;
podia, pois, retornar para casa.
4. O falante I.
5. Em I, a conjunção “pois” indica explicação; em II,
conclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário