Para refletir...

“Cuide-se como se você fosse de ouro, ponha-se você mesmo de vez em quando numa redoma e poupe-se.”Clarice Lispector

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Particípios Duplos

Quando o verbo tem dois particípios, há alguma regra que determine o uso de cada um?

 Sim. O uso é determinado pelo verbo que antecede o particípio. Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou –ido). Por exemplo: Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".

Outros verbos, como aceitar, limpar, entregar e eleger, seguem a mesma regra (aceitado e aceito, limpado e limpo, entregado e entregue e elegido e eleito). Porém, para outros, como ganhar, pagar e pegar, a tendência moderna é o uso cada vez maior do particípio irregular (ganho, pago e pego, respectivamente) seja lá qual for o verbo antecessor. Por exemplo:

               "Ele havia ganho muitos presentes" e "Ele tinha ganho muitos presentes". Essa desobediência não constitui erro. É considerada pelos estudiosos um movimento natural da língua.

Embora tenha só um particípio, o verbo chegar também merece uma observação à parte. Muitas pessoas usam chego como particípio ("Eu tinha chego tarde"). Está errado. O correto é "Eu tinha chegado tarde". Chego é a forma da primeira pessoa do presente do indicativo ("Eu chego cedo."). Alguns gramáticos dizem que isso pode estar sinalizando a formação de um novo particípio. Pode até ser, mas ainda não é aconselhável falar ou escrever assim. - Fonte: "NOVA ESCOLA".

Impressa ou imprimida?

Qual a forma correta?

- O jornal trazia uma folha impressa ao contrário.
- O jornal trazia uma folha imprimida ao contrário.

“Impressa” e “imprimida” são duas formas que provêm do verbo imprimir. Este verbo admite dois particípios passados: um regular – imprimido – que se usa com os verbos “ter” e “haver” e outro irregular – impresso – que se usa com os verbos auxiliares “ser” e “estar”. Esta segunda forma também é usada como adjetivo, que é o que acontece na frase acima apresentada, por isso a forma correta é:

- O jornal trazia uma folha impressa ao contrário.

Pode também dizer:

- A folha está impressa ao contrário.
- Ele tinha imprimido a folha ao contrário.

Usa-se “impresso” com os verbos ser e estar: “Os convites já foram impressos”. “Professor, já está impresso.” Com os verbos ter e haver, usamos “imprimido”: “Quando nos foi solicitado, nós já tínhamos imprimido os convites.”
Já com o sentido de imprimir velocidade, devemos usar somente “imprimido”: “Uma maior velocidade foi imprimida à rotativa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário