Para refletir...

“Cuide-se como se você fosse de ouro, ponha-se você mesmo de vez em quando numa redoma e poupe-se.”Clarice Lispector

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Verbo Exercícios com gabarito

1. Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais nele encontradas.

 “Na semana seguinte a empregada me chamou a atenção: a castanha estava brotando. Alguma coisa verde saía da terra, em forma de concha. Dois ou três dias depois acordei cedo, e vi que durante a noite aquela coisa verde lançara para o ar um caule com pequenas folhas. É impressionante a rapidez com que essa plantinha cresce e vai abrindo folhas novas” (Rubem Braga)

a) 1ª conjugação: _______________________

b) 2ª conjugação: _______________________

c) 3ª conjugação: _______________________


2) Reescreva a última frase da questão anterior, passando as formas verbais do presente para o passado.

3. Reescreva as orações a seguir, completando-as com uma das formas nominais dos verbos entre parênteses:

a) Beatriz vive ________que me admira bastante (dizer).

b) Se você tivesse ________ a pesquisa, não teríamos obtido nota baixa. (fazer)

c) Irei ________ o possível para comparecer à reunião. (fazer)

d) Está tudo ___________, foram eles mesmos os culpados pela depredação do prédio. (comprovar)

e) Está ____________ o grande dia em que conheceremos o novo presidente da empresa. (chegar)

f) Está tudo _________, iremos mesmo ao cinema no domingo. (combinar)

4. O modo verbal que expressa uma atitude duvidosa, incerta é o:
a) indicativo;
b) imperativo;
c) subjuntivo;
d) imperativo e subjuntivo;

5. Considere as frases:
1) “Eles querem que nós (fazer) o trabalho”.
2) “Fazemos esforços para que todos (caber) na sala”.

Flexionando corretamente os verbos indicados, teremos: a) façamos – cabem;
b) fazemos – caibam;
c) fazemos – coubessem;
d) façamos – caberem;
e) façamos – caibam.

6. Preencha os espaços com o tempo solicitado:

a) Eu ____________ demais ultimamente. (ter/estudar – pret.perf.comp.ind)

b) Ontem quando você foi aos Zerão, eu já ____________________ 6km. (haver/caminhar – pret.mais que perf.comp.ind)

c) Amanhã, quando o dia amanhecer, eu já ________________________(ter/partir – fut.pres.comp.ind)

d) Nós _________________mais uma vez naquele amigo, se ele nos tivesse prometido não mais nos trair. (ter/acreditar – fut.pret.comp.ind.)

Observação:
 · O particípio REGULAR (ado, ido) é usado com os auxiliares TER e HAVER.
· O particípio IRREGULAR (to, so...) é usado com os auxiliares SER e ESTAR.


7. Informe a forma infinitiva, a pessoa (1a. 2a. 3a.) e o número (singular ou plural) de cada verbo das frases seguintes:

a. A festa começou. _________________

b. Lemos muito._____________________

c. Todos se divertiram.________________

d. Tu ouviste umas vozes? ________________

e. Irei a Recife. _________________________

8. Identifique o modo em que estão empregados os verbos em destaque:

a) Eu irei à praia amanhã. ____________________________________

b) Todos trouxeram o material. ____________________________________

c) Se puderes, vá cedo. _____________________________________

d) Acordem, meninos! ______________________________________

e) Quando chegares, avisa-me. ______________________________________

9.Considere o texto publicitário a seguir.

Mude seu banheiro da água para Harpic
Descubra o frescor e a praticidade do novo Harpic Tablete. É só jogá-lo na caixa acoplada e dar descarga para ter o seu vaso limpo por até 200 descargas. Experimente e descubra: banheiro bom é o que tem Harpic. Confie no especialista.
Casa Claudia. São Paulo: Abril, ano 26, n. 10. out. 2002.
► O texto da propaganda utiliza um recurso bastante recorrente em anúncios publicitários, quanto ao emprego de verbos.
 Diga que recurso é este e que efeito de sentido ele provoca no leitor.


Leia a letra de música a seguir para responder às questões  09 a 10.

Ai, se sesse!

Se um dia nóis se gostasse; Se um dia nóis se queresse; Se nóis dois se impariasse; Se juntinho nóis dois vivesse! Se juntinho nóis dois morasse; Se juntinho nóis dois drumisse; Se juntinho nóis dois morresse! Se pro céu nóis assubisse!? Mas porém, se acontecesse, Qui São Pedro não abrisse As porta do céu e fosse, Te dizê quarqué toulice? E se eu me arriminasse E tu cum eu insistisse, Pra qui eu me arrezorvesse E a minha faca puchasse, E o buxo do céu furasse?… Tarvez qui nóis dois ficasse Tarvez qui nóis dois caísse, E o céu furado arriasse E as Virge todas fugisse!!!

SILVA, Severino de Andrade (“Zé da Luz”). Cordel do Fogo Encantado. Trama, 2001.


Impariasse: variante popular para “emparelhar” (ficar lado a lado, tornar-se parceiro).
arriminasse: variante popular para “arrimar” [arrumar(-se): conseguir boa situação, sob qualquer
aspecto].

10. A música foi composta numa norma não padrão da língua. Isso fica evidente na ortografia de certas palavras, como buxo (bucho), puchasse (puxasse), tarvez (talvez), entre outras.
 Mas essa variedade pode também ser percebida quando observamos a conjugação dos verbos.
►  Qual o modo verbal que predomina na letra da música? em que tempo está?
►  Que efeito o modo e o tempo desses verbos produzem na música?

11. Observe o título da música  Ai, se sesse.
Que verbo seria este cujo subjuntivo é sesse?

Como é, na norma padrão, o subjuntivo deste verbo?
                       

Gabarito:
1.a)  1ª conjugação: chamar, estar, brotar, acordar, lançar, 
   b)  2ª conjugação: ver, ser, crescer
  c)  3ª conjugação: sair, ir, abrir
2. Foi  impressionante  a  rapidez  com  que  essa  plantinha  cresceu  e  foi  abrindo  folhas
novas.
3. a)  Beatriz vive dizendo que me admira bastante (dizer).
b)  Se você tivesse feito a pesquisa, não teríamos obtido nota baixa. (fazer) 
c)  Irei fazer o possível para comparecer à reunião. (fazer)
d)  Está  tudo  comprovado,  foram  eles mesmos  os  culpados  pela  depredação  do  prédio.
(comprovar)
e)  Está  chegando  o  grande  dia  em  que  conheceremos  o  novo  presidente  da  empresa.
(chegar)
f)  Está tudo combinado, iremos mesmo ao cinema no domingo. (combinar)
4. C
5. E
6. a)  Eu  tenho estudado demais ultimamente. (ter/estudar – pret.perf.comp.ind)
   b)  Ontem  quando  você  foi  aos  Zerão,  eu  já    havia  caminhado  6km.  (haver/caminhar  –
   pret.mais que perf.comp.ind)
   c)  Amanhã, quando o dia amanhecer, eu já terei partido (ter/partir – fut.pres.comp.ind)
   d)  Nós  teríamos acreditado mais uma  vez naquele amigo,  se ele nos  tivesse prometido
  não mais nos trair. (ter/acreditar – fut.pret.comp.ind.)
9. O recurso de que se vale o anúncio é o uso do imperativo (mude, descubra, experimente, confie). ao utilizar esse modo verbal, o publicitário pretende convencer o leitor da necessidade de consumir o produto, induzindo-o a adquiri-lo.
10.  ► O modo subjuntivo, no pretérito imperfeito.
     ►  O modo subjuntivo denota algo hipotético, algo cuja probabilidade de ocorrência é duvidosa ou incerta. No caso da música, o autor elabora perguntas do que aconteceria caso o amor hipotético entre o eu lírico e sua/seu parceira/o se efetivasse.

11.    Sesse corresponde ao verbo ser, portanto o subjuntivo é fosse.

Fonte: maiseducativo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário